segunda-feira, 11 de maio de 2009

Recordações Boas...

Hoje numa conversa de café estava a por os pontos nos "is" da minha vida desportiva.
Sou um grande adepto de desporto em geral, mas tenho uma grande paixão pelas bicicletas.

Recordo-me como se fosse hoje os meus 8 anos quando tive a minha primeira bicicleta de montanha! Uma bomba com 8 mudanças e cerca de 20kg que me faziam subir penhascos e descer ravinas a altas velocidades! Comecei a andar com mais regularidade e quantidade do que era suposto e logo tratei de comprar a minha bicicleta seguinte; uma BH Supra 400, com um quadro em crómio azul que era o meu orgulho. Cedo percebi que a bicicleta não anda sozinha e que para isso eram preciso pernas. Treinei que nem um cão, deitei os bofes de fora e fiz das tripas corção, mas consegui! Atingi uma boa forma fisica, entrei em competições, tinha jeito para a coisa até que me decidi comprar outra bicicleta. Uma Schwinn Mesa GS... esta sim era o amor da minha vida... não há amor como o primeiro e este foi o meu primeiro grande amor. Durante os 2.5 anos que andei regularmente com ela espetei-lhe 10000kms em cima (há carros que fazem menos que isso!), depois vieram as obrigações e a bicicleta teve de ser posta de lado. Há pouco tempo comprei uma Trek Fuel 80 já de suspensão integral e recomecei a andar. Quando recomecei fiquei triste, muito triste ao ver o quanto o desporto tinha mudado desde a minha saída. Antigamente quem fosse visto no meio de um trilho com uma bicicleta, fosse ela qual fosse era um amigo; hoje em dia olha-se de alto a baixo da bicicleta e faz-se cara de enjoado sem se cumprimentar o dito ciclista pois ele tem uma bicicleta mais fraca que a nossa ou tem uma muito melhor. Mas o que é isto?

Sempre me insinaram o grande lema do BTT "Quando vais ao mato não tires mais do que imagens nem deixes mais do que marcas de rodas na terra." Hoje isso perdeu-se completamente... quem quer ir para o meio do trilho passar horas boas de lazer tem de estar constantemente a ver todo o tipo de lixo deixado por outros bttistas, actos de vandalismo ignorante praticado por outros bttistas, figuras tristes sem o minimo de respeito feitas por outros bttistas. Deixa-me triste ver que o desporto que tanto gosto se tornou numa moda de meninos ricos sem o minimo respeito pela natureza e pelo próximo... É triste de verdade!!

Ps: Desculpem a extensão do texto, mas tinha de partilhar isto com vocês!
Performing Live From... The Dump Nature

1 comentário:

sakura disse...

Não sou uma adepta fervorosa do btt nem das bicicletas. A última vez que fui andar de bicicleta foi na serra ao pé de Góis, 40km que me deixaram de rastos e com o rabo dorido! lol. Mas o que é certo é que o que tu dizes não se vê só nos bttistas mas nas pessoas de um modo geral. O respeito pelos outros é algo que cada vez menos se vê...e disso tenho muita pena mesmo!